Temos como objetivo construir uma educação crítica para que nossos alunos consigam receber informações exteriores e julgá-las para construir sua própria opinião acerca de diversos assuntos, sabendo dialogar, criar, refletir, que saibam trabalhar em equipe, mesmo com pessoas completamente diferentes.
Tendo uma educação que desenvolve seus conceitos gradualmente, iniciando seus aprendizados na Educação Infantil, explorando de forma concreta no Fundamental para assim no Ensino Médio o aluno ter autonomia para ser capaz de alcançar seus próprios objetivos.
Um dos nossos conceitos é fazer com que o aluno compreenda suas próprias emoções, trabalhando-as dentro e fora da sala de aula, tendo empatia e mantendo relações sociais positivas.
O processo de ensino e aprendizagem não envolve apenas habilidades ligadas à velocidade de raciocínio, coordenação motora, memória, mas também à motivação e à capacidade de regular a ansiedade e suas próprias emoções.
Acreditamos numa pedagogia crítica, onde alunos e professores possam através da convivência desenvolver um sistema de interação entre sabedoria, companheirismo, sociabilidade, reflexão, formação e transformação.
Carolina Barros – Coordenadora do Ens. Fundamental
Última etapa da Educação Básica brasileira, o Ensino Médio tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos obtidos pelos estudantes no Ensino Fundamental I e II, preparando-os para a vida acadêmica e profissional.
Mas aqui, no COLÉGIO ERON, vamos muito além.
Com preparo e inovação, sem jamais esquecer o fator humano, atendemos a todos os parâmetros educacionais exigidos pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) ao mesmo tempo que promovemos um ensino moderno e dinâmico, pronto para atender as adequações do mundo contemporâneo.
Nosso compromisso é buscar a formação integral do aluno, respeitando suas necessidades e especificidades como indivíduo ao mesmo tempo que o estimulamos a desenvolver seu pensamento crítico e autonomia, ao longo da construção do processo educativo.
Além disso, temos total ciência que a adolescência é uma fase que envolve não só questões relacionadas aos estudos, mas também a consolidação da personalidade do jovem. O Ensino Médio é, então, uma etapa que permite a percepção dos outros, a compreensão do que é trabalhar em equipe, o desenvolvimento dos sensos de respeito, cooperação e amizade. E, dessa forma, buscamos o estreitamento dos laços entre nossos alunos e equipe escolar, construindo assim uma escola cidadã e integrada que torne o aprendizado uma experiência muito mais rica e prazerosa.
Ao longo da nossa história percebemos que há 3 tipos de estudantes no ambiente de sala de aula em cada uma das disciplinas oferecidas:
Os professores, nas aulas regulares, não podem focar nos estudantes que destoam da turma e acabam direcionando o conteúdo para a média da turma. Com isso, os estudantes que têm dificuldade na matéria acabam ficando perdidos por terem algum déficit de conteúdo relativo a séries anteriores ou por terem alguma dificuldade em aprender aquela disciplina específica. Já os estudantes que possuem grande facilidade na disciplina, acabam ficando desestimulados porque tudo que os professores explicam é fácil e isso gera desmotivação.
Pensando nisso, nós criamos as Atividades Complementares, pois entendemos que precisamos estimular tanto o estudante que tem facilidade, criando novos desafios e assim, mantendo-os estimulados, quanto reforçar os conteúdos deficitários daqueles que possuem dificuldades para que eles possam acompanhar as aulas regulares sem problemas.
Além disso, sabemos que, em geral, os estudantes têm uma tendência a criar relacionamentos dentro de seus ciclos de convivência. Se o estudante se relaciona somente com seus colegas de sala, sua gama de relacionamentos se dará com um número reduzido de jovens. Em contrapartida, se criamos atividades em que eles terão contato com outras séries e idades, aumentamos a possibilidade de fazerem amizades e criarem convívio com diferentes perfis de estudantes. Pensando nisso, em muitas das nossas Atividades Complementares oferecemos a dinâmica de integração entre as diferentes séries e idades, sempre respeitando os limites e as diferenças de faixas-etárias necessárias para cada atividade.
A música reconhecidamente desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.
Nosso intuito é incentivar a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical. Da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, integramos ao processo educativo procedimentos musicais criativos, a fim de dar voz à expressão pessoal dos alunos e contribuir para sua formação humana.
Benefícios:
A aula de xadrez desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais. O xadrez é um esporte que trabalha o raciocínio lógico e abstrato, aumenta a capacidade analítica, a criatividade para resolver problemas, melhora a habilidade de leitura e de tomar decisões. Os benefícios deste jogo vão muito além do caráter cognitivo, ele exercita os dois lados do cérebro e segundo estudos, aumenta o QI.
Benefícios:
Aprendemos com a Artes Cênicas métodos de interpretação que constrói o fazer artístico dos atores envolvidos. Descobrindo maneiras diferentes de atuar, conversando sobre eventos históricos e seus desdobramentos na arte, contemporizando esses acontecimentos. Trabalhamos também a literatura, elaborando a interpretação de texto e suas reflexões “sentimentais”.
Nessa aprendizagem são atribuídos valores pedagógicos que destacam e provocam no aluno o seu senso crítico e qualidade criativa. Todas as dinâmicas desenvolvidas são propositais e buscam resultados que levarão ao desenvolvimento e ampliação das Inteligências Emocionais.
O Judô pela sua característica de integração física e social, é o esporte mais completo, porque promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar (declaração do Comitê Olímpico Internacional).
Trata-se de um exercício completo, que trabalha não apenas aspectos da formação motora, muscular e cognitiva, mas também o intelecto da criança. Todos esses benefícios levaram a Unesco a considerá-lo o melhor esporte para formação inicial de jovens de 4 a 21 anos.
Propomos um ensinamento diferenciado, onde o aluno além de exercitar o aprendizado da arte marcial, também é estimulado a desenvolver valores morais tais como: respeito, humildade, solidariedade, cooperação, e ainda a melhorar a sua autoestima, trabalhará sua psicomotricidade e controle emocional.
Nossas aulas são extremamente lúdicas, o aluno sente prazer no aprendizado, contribuímos para o seu desenvolvimento completo, além de formar um “judoca”, damos todas as ferramentas necessárias ele se torne um adulto pronto e preparado para poder exercer a sua cidadania.
A prática da Capoeira proporciona aos alunos o desenvolvimento da capacidade de concentração, conhecimento dos limites do corpo, inteligência emocional e equilíbrio, sendo assim uma ótima alternativa como ferramenta de apoio pedagógico.
A cultura da Capoeira engloba artes, música, expressão corporal e enriquece o Ser.
Proporciona técnica, força e coordenação motora. Desenvolve o equilíbrio estático e dinâmico, além de ser um excelente exercício para o sistema cardiovascular.
Promove a prática de valores como respeito, regras, diversão, companheirismo, solidariedade, cidadania, ludicidade e contribui para a formação do caráter da criança.
Arte marcial que trabalha disciplina e postura, aumenta a autoestima, pois o deixa o aluno mais confiante, além de melhorar os reflexos e a coordenação motora. O ganho de massa muscular, queima de gordura excessiva e alívio do estresse, também fazem parte dos benefícios desta técnica que tem como base a defesa. No Muay Thai, os lutadores utilizam os punhos, os cotovelos, os pés e os joelhos para realizar sequências de golpes e defesas em um jogo de ataque e contra-ataque. Em nosso programa inclui também noções de kickboxing.
Atividade estimuladora que integra a aprendizagem curricular dos alunos com noções de eletricidade, eletrônica, mecânica, manuseio de materiais de sucata, motores e sensores que permitem programar de alguma forma máquinas com funcionamento autônomo. Estimula a criatividade, o trabalho em grupo, a pesquisa e o diálogo. Promove a conscientização da preservação do meio ambiente, através do trabalho com materiais reciclados e desafia a imaginação dos alunos a desenvolverem projetos de automação para diminuir o trabalho humano.
Nesta atividade utilizamos professores mais jovens, que falem a linguagem dos estudantes e que tenham abordagens muito dinâmicas, afinal, não é uma atividade obrigatória e temos que estimular o interesse desses estudantes para que desejem vir à monitoria. Além disso, muitos acabaram desenvolvendo bloqueios com aquela disciplina que gera dificuldade, então o papel do monitor acaba sendo o de rever conteúdos de séries anteriores e o de desmistificar essas dificuldades e bloqueios. Aqui focamos nos estudantes que estão abaixo da média e direcionamos as explicações de forma individualizada para que acabemos com os déficits de conteúdos.
Turma voltada para a aprovação em concursos Militares. Atualmente oferecemos turmas de 9º ano e Ensino Médio voltados para esses concursos.
A turma de 2019 alcançou a marca de 86% dos alunos com notas acima de 920 na Redação do ENEM.
Essa geração de jovens é a que mais escreve na história da humanidade, porém, eles escrevem errado e com muitas abreviações (whatsapp, instagram e twitter). Sabendo que a realização da redação é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio encadeado e é de suma importância para auxiliar os estudantes a colocarem seus pensamentos no papel, de forma lógica e estruturada, criamos o Projeto Redação com intuito de evoluir as técnicas de escrita utilizando esta que é uma das principais disciplinas em qualquer concurso. Nosso diferencial nesse projeto é uma metodologia desenvolvida no Colégio Eron e o maior exemplo de que essa metodologia funciona é o resultado excepcional obtido com a turma de 2019.
As provas de Vestibulares são extremamente difíceis, além de exigirem capacidade técnica e diversos conteúdos.
Nesse projeto ensinamos as técnicas e conteúdos abordados nas principais provas de Vestibular do Brasil. Contamos também com o diferencial da Rede Anglo, que oferece uma semana inteira de aulas de revisão presencialmente em alguma Unidade Anglo (em SP) com conteúdos específicos para os principais vestibulares de São Paulo, que não estão incluídos no ENEM.
Aqui os estudantes aprendem as técnicas necessárias para realizar o ENEM. É uma metodologia desenvolvida no Colégio Eron e já conseguimos constatar aumento de até 30% nas notas dos estudantes que colocam em prática as técnicas ensinadas nesse Projeto.