O Colégio possui 4 Bimestres e a média exigida para aprovação é 7.

Para compor a Média Bimestral o estudante realiza 3 avaliações:

 

1 – Teste Anglo, que vale 2 pontos e tem metodologia de correção TRI – mesma correção que o ENEM utiliza;

2 – Teste Eron, que vale 8 pontos;

3 – Prova, que vale 10 pontos.

Metodologia TRI

A metodologia de correção TRI do Teste Anglo permite a comparação do rendimento do estudante com mais de 1.000 estudantes que fizeram a mesma prova pelo Brasil e utilizamos essa metodologia de correção desde o 2º ano do Ensino Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio. 

Essa análise comparativa gera um Ranking de rendimento por turma. Nós do Colégio Eron acreditamos que o comparativo é sempre válido para entendermos quais os conteúdos que necessitam de mais atenção na rotina de estudos de cada indivíduo, mas sabemos que colocar um Ranking na parede das salas de aula, exposto, gera uma competição interna nas turmas e isso é prejudicial a todos.

Desta forma, os resultados são analisados individualmente, tendo o panorama nacional como referência. Quando necessário, chamamos o estudante e/ou a família e damos o feedback individual do rendimento escolar e, após isso, traçamos estratégias de estudos individuais para cada disciplina para aquele estudante especificamente. Para essa criação da estratégia utilizamos a nossa Psicopedagoga, que auxilia os estudantes na organização da rotina escolar sempre que necessário.

Calculando a Média Bimestral

\frac{Teste Anglo + Teste Eron + Prova}{2} = Média Bimestral

Nós inventamos um recurso pedagógico que, ao mesmo tempo, dificulta para os estudantes que tem muita facilidade e passariam direto em todas as disciplinas no 3º Bimestre e facilita para quem teve alguma dificuldade no início do ano. Como?

Vamos explicar:

Em geral as escolas utilizam pesos iguais para os diferentes Bimestres ou Trimestres.

Mas ao longo da nossa jornada percebemos 2 situações:

  1. O estudante que teve muita dificuldade e não foi tão bem no início do ano letivo, às vezes se sente desestimulado no meio do ano por precisar de notas altíssimas no segundo semestre para passar de ano sem fazer recuperação. Com isso o rendimento escolar cai ainda mais e ele/ela tende à reprovação;
  2. Os estudantes que têm muita facilidade e tiram notas muito boas nos 3 Bimestres iniciais, acabam quase aprovados ao fim do 3º Bimestre e tendem a relaxar no 4º Bimestre, não dando a devida atenção aos conteúdos do fim do ano letivo.

Pensando nisso, criamos a metodologia dos PONTOS. Esses pontos não são distribuídos igualmente por todos os Bimestres. Eles geram um ligeiro desequilíbrio no peso dos Bimestres, jogando mais peso pros 3º e 4º Bimestres.

Como isso funciona?

A Média Bimestral dos 1º e 2º Bimestres são multiplicadas por 2, cada um deles, e esse resultado é o total de pontos daquele Bimestre.

A Média Bimestral dos 3º e 4º Bimestres são multiplicadas por 3, cada um deles, e esse resultado é o total de pontos daquele Bimestre.

Período1º Bimestre2º Bimestre3º Bimestre4º Bimestre
Média7777
Peso2233
Pontos acumulados no Bimestre14142121
Total de pontos necessários para aprovação1428 (1º+2º Bim)49 (1º+2º+3º Bim)70 (1º+2º+3º+4º Bim)

Desta forma, o estudante que teve dificuldades ao longo do primeiro semestre consegue se recuperar ao longo do segundo semestre, pois este tem mais peso e representa 60% da nota anual dos estudantes. Ao passo que, o estudante que tem muita facilidade e obteve notas muito altas no início do ano, tem que se manter estudando até o fim do ano, pois o segundo semestre tem mais peso que o primeiro semestre para a composição da Média Anual.

Temos também duas recuperações paralelas e uma recuperação anual.

Recuperações paralelas:

  1. Ao fim do 2º Bimestre > Recupera o 1º e 2º Bimestre
  2. Ao fim do 4º Bimestre > Recupera o 3º e 4º Bimestre

Após o fim do período regular e, aplicadas as provas de Recuperação do 3º e 4º Bimestre, os estudantes tem a última recuperação do Ano Letivo. Essa recuperação é aplicada no fim do ano e dá a chance do estudante elevar a sua média anual, tentando assim uma aprovação.